segunda-feira, 16 de junho de 2014

Curso: Neurociência da Aprendizagem

A Neurociência Cognitiva e a Neuropsicologia são campos de conhecimento que tratam da relação entre cognição, comportamento e atividades cerebrais em condições normais e patológicas. O curso visa fornecer informações essenciais aos profissionais que auxiliem no trabalho educacional, partindo de considerações sobre o desenvolvimento, estrutura, função e patologias neurocognitivas 
Objetivo: Contribuir para o aprimoramento dos profissionais da educação sobre os fundamentos da Neurociência, o processo da aprendizagem e seus transtornos associados. Elaborar atividades práticas e lúdicas que possam ser utilizadas no âmbito escolar. 
Público: Professores de ensino fundamental e médio, e profissionais da área da psicologia, fonoaudiologia, pedagogia e psicopedagogia. 
Carga Horária: 40 horas 
As segundas e terças-feiras Das 19h às 22h30 
Período: De 18/08 a 19/09 
Conteúdo abordado: Fundamentos das Neurociências e Neuropsicologia Neuropsicologia do Desenvolvimento e Plasticidade Funções Neurocognitivas: Atenção, Percepção, Memória Funções Neurocognitivas: Como funciona o cérebro na aprendizagem Transtornos Neuropsiquiátricos A relação das Funções Neurocognitivas com a Linguagem Transtorno da linguagem oral Pré-requisitos para alfabetização: Processamento Fonológico: Habilidades Auditivas e Consciência Fonológica Transtorno do Processamento Auditivo numa visão neurocognitva: Estratégias Neurocognitivas como ferramentas facilitadoras para a prática pedagógica

Curso: Avaliação na Educação Infantil: Entrelaçando ideias, construindo conceitos e práticas

Este curso de extensão visa fornecer informações essenciais aos educadores e demais profissionais que auxiliem no trabalho educacional, partindo de considerações sobre o desenvolvimento infantil, funções neurocognitivas e a prática pedagógica. 
Objetivos: Contribuir para o aprimoramento dos profissionais da educação infantil, oferecendo ferramentas teóricas e práticas que possibilitem o aprimoramento da atividade profissional através de abordagem do desenvolvimento infantil, atividades de estimulação e práticas avaliativas. Possibilitar a apropriação dos princípios e fundamentos da avaliação sob uma perspectiva formativa, concebida como processo de reflexão-ação-reflexão da prática educativa nos diferentes contextos de aprendizagem na Educação Infantil.
Carga Horária: 40 horas 
As segundas e terças-feiras Das 19h às 22h30. 
Período: De 22/09 a 21/10.

quinta-feira, 12 de junho de 2014

Melhores alunos do 1º Trimestre - Ensino Médio Politécnico




     Estes são os alunos que se destacaram em suas atividades acadêmicas, em média de notas, comportamento, comprometimento, e trabalhos ou projetos apresentados durante o trimestre.


A Escola Irmão Guerini tem orgulho de vocês. Parabéns!!!



Primeiros Anos
Aline Lorenzini Schmitz
Fernanda Borges Cipriani
Gabriela Aline Friske
Giovani Mazzochi Tomiello
João Paulo Romeiro Gonçalves Filho
Julia Cristine Mazzochi
Letícia Cristina Rech
Marlon Travessini

Segundos Anos 
Douglas de Oliveira
Gabriel Antônio Schmitz
Guilherme Adão da Silveira da Silva
Lucas Cosma
Monique Arruda da Silva
Sabrina Buffon Laurindo
Stephanie Biazus Borges

Terceiros Anos 
Rafael Federle Catuzzo

quarta-feira, 4 de junho de 2014

Vestibular EAD - Administração

Está aberto o edital do Vestibular EaD/UFSC para o curso de Administração com o início previsto para o segundo semestre de 2014. Solicitamos ampla divulgação.

Polo São Francisco de Paula.

IV Jornada Ensino Médio – docência, identidade e autoria

   A IV Jornada Ensino Médio – docência, identidade e autoria, como as anteriores, integra o Programa de Formação Docente do Departamento de Ensino da Fundação de Apoio ao Colégio Estadual Júlio de Castilhos. 
    Realizadas desde 2011, as jornadas representam um espaço para a narrativa das experiências em sala de aula, dos resultados do que é feito pelo professor engajado em refletir sobre suas práticas. O professor de Ensino Médio da escola pública é o protagonista de sua formação e seu trabalho diz muito sobre a identidade do Ensino Médio. São as narrativas inscritas por professores que definem o programa de cada jornada. 
   Por esta razão, as jornadas realizadas no Julinho têm se constituído em espaço continuado de socialização, descoberta e autoria. 
   Neste ano, com o lançamento do programa Pacto Nacional pelo Ensino Médio, a jornada aproxima-se desta discussão e da proposta de melhoria do Ensino Médio, acolhendo relatos sobre as práticas presentes nas escolas públicas de Ensino Médio e as possibilidades e desafios que a implantação do programa representa. 
     Público: Professores de Ensino Médio 
     Data e horário: dia 22 de julho, terça-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h. 
     Local: Auditório do Ministério Público (Av. Aureliano de Figueiredo, 80, Porto Alegre) 
     Inscrições: gratuitas. 
   O formulário de inscrição para participação como ouvinte e como expositor encontra-se no site fundacaojulinho.wix.com/fundacaojulino. As inscrições podem ser feitas também pelo e-mail ensinofj@gmail.com. Para inscrever-se é necessário enviar o nome completo, escola onde atua, telefone e e-mail para contato. 
   Prazo para inscrições: até 18 de julho, para participar como ouvinte. até 30 de junho, para apresentação de um relato na jornada. Para tanto, além dos dados acima solicitados, é indispensável o encaminhamento de um resumo do relato (10 a 15 linhas), indicação do nome completo do relator, escola onde atua e contato (telefone e e-mail). Serão aceitos exclusivamente relatos relativos a práticas no Ensino Médio, em escolas públicas. 

Coordenação: Departamento de Ensino da Fundação de Apoio ao Colégio Estadual Júlio de Castilhos 
Apoio: 1ª. CRE/Comissão do Pacto Nacional pelo Ensino Médio Fundação de Apoio ao Colégio Estadual Júlio de Castilhos Av. Piratini, 76 Porto Alegre – 90040-170 Sala 3 – térreo Fone (51) 3223-3411 Ramal 207

PIBID Matetemática – IFRS

Conforme edital do dia 02 ao dia 06 de junho o Instituto Federal estará recebendo inscrição para seleção de 1 (um) professor de Matemática da rede pública de ensino como bolsista do PIBID/IFRS. A bolsa para supervisor tem duração de até 48 meses prorrogáveis por igual período.

Coordenadora do Projeto no Câmpus Caxias do Sul : Kelen Berra de Mello kelen.mello@caxias.ifrs.edu.br

XV Prêmio Arte na Escola Cidadã

O Polo Arte na Escola da UCS  convida a participar do XV Premio Arte na Escola Cidadã que tem como objetivo identificar, reconhecer e divulgar projetos exemplares no ensino de Artes em escolas públicas ou particulares de todo o Brasil. Além de valorizar o ensino/aprendizagem da Arte na Escola, a instituição e o
professor podem ser premiados e reconhecidos:
 Prêmio para a Escola: filmadora, computador, máquina fotográfica, certificado e publicações.
 Prêmio para o Professor: R$ 10 mil, certificado e publicações.
 Valorização e reconhecimento do trabalho em caráter nacional.
Acesse o site http://artenaescola.org.br/premio/?id=72485 e confira o regulamento, e, se precisar de orientações, entre em contato pelo telefone 3289.9000 ramal 9008 nas terças e quintas à tarde, ou agende
um horário para conversar conosco no Campus 8 da UCS.

Sinara Maria Boone - Arte na Escola - UCS - smboone@ucs.br

Projeto CIC – Ensino Médio e EJA

O Departamento de Jovens Empresários da CIC está divulgando o concurso “Inovação Social”, o qual prevê a elaboração de projetos sociais que visam estimular a participação e o empreendedorismo social. Muitos dos projetos que vêm sendo desenvolvidos nos Seminários Integrados, na perspectiva de melhoria social (da cidade, do bairro, da escola, enfim, do entorno em que vivem), podem ser potencializados nessa
proposta. Pedimos para as escolas/professores do EM e EJA que desejarem participar do concurso, encaminharem para o e-mail fernanda-bertoldo@seduc.rs.gov.br, até 10 de junho, o nome do(s) professor(es) e aluno(s) interessados. Após, será agendada reunião para orientações gerais. As propostas serão analisadas por uma comissão de avaliação, os projetos selecionados receberão premiação na Reunião-almoço da CIC.

Denúncia de violência contra crianças e adolescentes

    
O Proteja Brasil é um aplicativo para smartphones e tablets criado para facilitar denúncias de violência contra crianças e adolescentes. A partir do local onde você está, o “Proteja Brasil” indica telefones para denúncias e endereços de delegacias, conselhos tutelares e organizações que ajudam a combater a violência contra a infância e adolescência nas principais cidades brasileiras.
O aplicativo está disponível em português, inglês e espanhol e pode ser baixado gratuitamente no Tablet do Professor, App Store e no Google Play.