terça-feira, 25 de março de 2014

Estratégias de avaliação

Observação:

* Anotações feitas pelo professor durante determinadas atividades e anotadas em cartões, folha ou caderno (específicos para este fim); 

* Relatório de aula: um aluno anota o que acontece, depois relata suas anotações; 

* Uma tabela contendo os nomes de todos os presentes em que é possível anotar a participação de cada aluno nas discussões ajuda a dividir o tempo mais eqüitativamente; 
* Câmera na sala de aula: os alunos e o professor são filmados para que a observação possa ser feita posteriormente, com maior riqueza de detalhes. 



Re-criação 

* Transformar um texto num diálogo, música ou carta; 

* Reescrever uma história conhecida mudando o final, personagens ou qualquer outro elemento que a caracterize; 
* Representar visualmente uma história ou uma de suas cenas (quem sabe usando o computador!) 
* Dramatização: recontar uma história ou explicar um conceito através de uma peça ou "sketch" de teatro. 



Simulação: 

* Testes escritos preparados pelo professor; 

* Testes escritos preparados com questões formuladas por alunos; 
* Testes que verificam outras habilidades (como conversação e compreensão) 



Portfólios: 

Portfólios permitem a avaliação do progresso, dos processos e do desempenho dos alunos no decorrer do tempo. Instrumentos que podem ser utilizados: Listas de verificação; Rubricas ou guias de pontuação; questões de reflexão.
* portfólios organizados pelo professor; 

*portfólios organizados pelo aluno. 


Reuniões conduzidas pelo aluno:
As reuniões conduzidas pelo aluno requerem deste a organização e a comunicação de sua aprendizagem através do compartilhamento de suas metas, de seu trabalho, de auto-avaliações e reflexões, geralmente com os pais. Instrumentos que podem ser utilizados: Formulários e orientações para reuniões.

Criação de Produtos:
* Relatórios (Pesquisa histórica, pesquisa científica, artigo para publicação, etc);
Construções (Modelos, máquinas, exposições, diagramas, maquetes, etc);
* Ensaios (Cartas ao editor, coluna de convidado em um jornal regional ou divulgação na comunidade, resenhas de livros e filmes, redação de artigos, etc);
* Expressões artísticas (Cerâmica, escultura, poesia, artes plásticas, quadros, desenhos, murais, colagem, pintura, composição musical, roteiro cinematográfico, etc);

Performance:
* Apresentações (Proposta persuasiva, discurso inspirador, debate, palestra informativa, análise de pesquisa e conclusões, noticiário, etc);
* Demonstrações de habilidades (Processos no laboratório de ciências, construções, habilidades esportivas específicas, ensino ou instrução de alunos mais novos, etc);
* Desempenho artístico/criativo (Dança interpretativa, atuação, paródias, estudo de personagem, adaptação teatral, radiodifusão, etc);
* Simulações (Simulação de um julgamento, encenação de um evento histórico, peça de teatro, etc.).

As nossas provas têm de fazer sentido. E não custa se perguntar, antes de mandar fazer cópias:
·         Os conteúdos avaliados são de fato relevantes?
·         Houve a preocupação em criar questões que permitissem ao aluno pensar e criar , ou se está exigindo dele apenas processos mentais mais básicos, como a memorização?
·         Os conteúdos foram de fato aplicados e praticados em aula, ou se mantiveram a nível meramente teórico?
·         Houve o cuidado, durante a elaboração, de contemplar diversos tipos de inteligência e estilos de aprendizagem, dando a todos os alunos uma chance justa de explorarem as suas potencialidades? Se não, que tipos de questões poderiam minimizar esta lacuna?
·         O principal propósito deste instrumento de avaliação é constatar falhas que possam ter ocorrido no processo de aquisição da língua estrangeira ou detectá-las para poder fazer alguma coisa a respeito? E o mais importante: Há objetivos claros e relevantes para cada uma das questões formuladas? 

É sempre bom lembrar, quando avaliamos nossos alunos, para onde queremos ir e do que devemos nos distanciar. E, a partir daí, tentar fazer o melhor possível. Em resumo, o que devemos buscar é :
Mais gerenciamento
Menos controle
Mais "facilitação"
Menos instrução
Mais "mostrar"
Menos "dizer"
Mais modelos
Menos instrução
Mais responsabilidade
Menos cobrança
Mais colaboração
Menos hierarquia
Mais objetivo
Menos tarefas "soltas"
Mais maneiras de avaliar
Menos testes escritos
Mais avaliação como parte do processo de aprendizagem
Menos avaliação dissociada do processo de aprendizagem
Mais diversidade
Menos estereótipos
Mais "O céu é o limite!"
Menos necessidade de padrões.


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