terça-feira, 25 de março de 2014

Rubricas como instrumento avaliativo

Avaliação de Projetos 
O ensino a partir de projetos exibe meios mais avançados de avaliação, nos quais os alunos podem ver a aprendizagem como um processo e usam estratégias de resolução de problemas para satisfazer ou superar as expectativas do projeto. Hoje em dia, as rubricas e os guias de pontuação foram incluídos nas aulas para proporcionar a alunos e professores uma melhor compreensão do que está sendo avaliado, dos critérios usados na atribuição da nota e dos padrões de produto, claros e instigantes, que devem ser alcançados. O foco das rubricas e dos guias de pontuação é monitorar e ajustar o progresso, e não só avaliar o resultado final. 

Rubricas e guias de pontuação oferecem muitas vantagens para a avaliação: 
• O desempenho dos alunos melhora quando se mostra claramente a eles como seu trabalho é avaliado e o que se espera deles. 
• Os alunos julgam melhor a qualidade do próprio trabalho. 
• Os alunos recebem comentários mais consistentes sobre seus pontos fortes e áreas que precisam melhorar. 
• Os alunos conscientizam-se dos critérios que devem ser usados ao fazer comentários para os colegas. 
• Os critérios são determinados em termos específicos. 
• A avaliação é mais objetiva e consistente. 
• O tempo gasto avaliando o trabalho do aluno é reduzido. 
• A eficiência do ensino é analisada por meio de vários métodos. 
• O progresso é medido e documentado com base em testes de desempenho. 

Como um guia para planejamento, as rubricas e os guias de pontuação dão aos alunos metas claras de proficiência. Com essas avaliações em mãos, sabem a qualidade esperada antes de começar o trabalho. Quando os alunos usam essas avaliações regularmente para julgar o próprio trabalho, começam a aceitar maior responsabilidade pelo produto final. Isso elimina dúvidas do tipo "Será que não falta nada?". 
Como um meio para acompanhar o progresso durante o projeto, as rubricas e os guias de pontuação podem ser ferramentas úteis para os alunos não perderem o foco de suas metas. Os alunos podem comparar seu progresso com a meta desejada em sua escala de proficiência e consultá-la para se lembrarem de suas metas. 
Por fim, como avaliação somativa, as rubricas e os guias de pontuação podem ser usados para avaliar produtos, grupos de alunos ou os alunos individualmente. Os alunos podem usar as mesmas rubricas e guias de pontuação para auto-avaliação individual, em grupo e para fazer comentários aos colegas. 
Para ser eficiente, a linguagem usada em cada rubrica e guia de pontuação precisa ser compreendida pelos alunos. O uso da linguagem em primeira pessoa ajuda a reforçar a responsabilidade do aluno pelo processo de avaliação. As rubricas e os guias de pontuação são ainda mais poderosos quando são desenvolvidos pelos alunos. Os alunos devem se concentrar ativamente e discutir as características de desempenhos, produtos e comportamentos eficientes, o que lhes proporciona um entendimento e uma perspectiva mais profundos. Desenvolver os próprios critérios de avaliação também confere poder aos alunos e, como resultado, seu aprendizado torna-se mais focado e autônomo. 
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