Título: Avaliação: construção de instrumentos e pareceres
para um processo emancipatório
Coordenação/Formadoras: NTE/4ªCRE –Camila de Quadros Silvestrin e Márcia
Buffon Machado
Carga horária:34 horas
Modalidade: Semi-presencial –três encontros presenciais às terças-feiras,
das 18h às 21h30m, conforme cronograma.
Local: encontros
presenciais no NTE –Núcleo de Tecnologia Educacional.
Encontros virtuais no ambiente de aprendizagem hospedado no
Moodle –http://ead.educacao.rs.gov.br
Período: Abril
e Maio de 2014.
Público alvo: professores em exercício na rede pública estadual
Número de vagas:20 vagas
Inscrições pelo link
Objetivos:
•
Estudar a correspondência
entre as concepções de aprendizagem, a organização didática, o currículo e a
avaliação.
•
Analisar situações de
avaliação que privilegiem a emancipação do aluno, observando diferentes
instrumentos de avaliação, bem como pareceres de desempenho.
•
Elaborar de forma clara
enunciados e instrumentos (objetivos e dissertativos) de avaliação para
aplicação em sala de aula.
•
Produzir instrumentos de
avaliação e pareceres descritivos.
•
Conhecer os conceitos de
Cultura Digital/Cibercultura e estratégias pedagógicas mediadas pelas
tecnologias digitais.
• Experimentar diferentes artefatos da
tecnologia digital que possam potencializar a aprendizagem e configurar espaços
de convivência entre professores e alunos.
4ª Coordenadoria Regional de Educação Núcleo de Tecnologia
Educacional – NTE Caxias do Sul Formação continuada de professores - abril e
maio de 2014
Programa:
Processo de Avaliação.
Avaliação emancipatória.
Tipos de Avaliação: descritivos/dissertativos, objetivos e
pareceres.
Elaboração de enunciados e criação de pareceres.
Tecnologias Digitais: cultura do SoftwareLivre,
Cibercultura, ambientes virtuais de aprendizagem, editores de texto,
slides/apresentações, ferramentas de construção colaborativa, formulários
online.
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