Observação:
* Anotações feitas
pelo professor durante determinadas atividades e anotadas em cartões, folha ou
caderno (específicos para este fim);
* Relatório de aula:
um aluno anota o que acontece, depois relata suas anotações;
* Uma tabela contendo
os nomes de todos os presentes em que é possível anotar a participação de cada
aluno nas discussões ajuda a dividir o tempo mais eqüitativamente;
* Câmera na sala de
aula: os alunos e o professor são filmados para que a observação possa ser
feita posteriormente, com maior riqueza de detalhes.
Re-criação
* Transformar um
texto num diálogo, música ou carta;
* Reescrever uma
história conhecida mudando o final, personagens ou qualquer outro elemento que
a caracterize;
* Representar
visualmente uma história ou uma de suas cenas (quem sabe usando o computador!)
* Dramatização:
recontar uma história ou explicar um conceito através de uma peça ou
"sketch" de teatro.
Simulação:
* Testes escritos
preparados pelo professor;
* Testes escritos
preparados com questões formuladas por alunos;
* Testes que
verificam outras habilidades (como conversação e compreensão)
Portfólios:
Portfólios permitem a avaliação do progresso, dos processos e do
desempenho dos alunos no decorrer do tempo. Instrumentos que podem ser
utilizados: Listas de verificação; Rubricas ou guias de pontuação; questões de
reflexão.
* portfólios organizados pelo professor;
*portfólios organizados pelo aluno.
Reuniões
conduzidas pelo aluno:
As reuniões conduzidas pelo aluno requerem deste a
organização e a comunicação de sua aprendizagem através do compartilhamento de
suas metas, de seu trabalho, de auto-avaliações e reflexões, geralmente com os
pais. Instrumentos que podem ser utilizados: Formulários e orientações
para reuniões.
Criação de Produtos:
* Relatórios (Pesquisa histórica, pesquisa científica, artigo
para publicação, etc);
Construções (Modelos, máquinas, exposições, diagramas,
maquetes, etc);
* Ensaios (Cartas ao editor, coluna de convidado em um jornal
regional ou divulgação na comunidade, resenhas de livros e filmes, redação de
artigos, etc);
* Expressões artísticas (Cerâmica, escultura, poesia, artes
plásticas, quadros, desenhos, murais, colagem, pintura, composição musical,
roteiro cinematográfico, etc);
Performance:
* Apresentações (Proposta persuasiva, discurso inspirador,
debate, palestra informativa, análise de pesquisa e conclusões, noticiário,
etc);
* Demonstrações de habilidades (Processos no laboratório de
ciências, construções, habilidades esportivas específicas, ensino ou instrução
de alunos mais novos, etc);
* Desempenho artístico/criativo (Dança interpretativa, atuação,
paródias, estudo de personagem, adaptação teatral, radiodifusão, etc);
* Simulações (Simulação de um julgamento, encenação de um
evento histórico, peça de teatro, etc.).
As nossas provas têm de fazer sentido.
E não custa se perguntar, antes de mandar fazer cópias:
·
Os conteúdos avaliados são de fato
relevantes?
·
Houve a preocupação em criar questões
que permitissem ao aluno pensar e criar , ou se está exigindo
dele apenas processos mentais mais básicos, como a memorização?
·
Os conteúdos foram de fato aplicados
e praticados em aula, ou se mantiveram a nível meramente teórico?
·
Houve o cuidado, durante a
elaboração, de contemplar diversos tipos de inteligência e estilos de
aprendizagem, dando a todos os alunos uma chance justa de explorarem as suas
potencialidades? Se não, que tipos de questões poderiam minimizar esta lacuna?
·
O principal propósito deste
instrumento de avaliação é constatar falhas que possam ter ocorrido no processo
de aquisição da língua estrangeira ou detectá-las para poder fazer
alguma coisa a respeito? E o mais importante: Há objetivos claros e relevantes para cada uma das questões
formuladas?
É sempre bom lembrar, quando avaliamos nossos
alunos, para onde queremos ir e do que devemos nos distanciar. E, a partir daí,
tentar fazer o melhor possível. Em resumo, o que devemos buscar é :
Mais gerenciamento
|
Menos controle
|
Mais "facilitação"
|
Menos instrução
|
Mais "mostrar"
|
Menos "dizer"
|
Mais modelos
|
Menos instrução
|
Mais responsabilidade
|
Menos cobrança
|
Mais colaboração
|
Menos hierarquia
|
Mais objetivo
|
Menos tarefas "soltas"
|
Mais maneiras de avaliar
|
Menos testes escritos
|
Mais avaliação como parte do processo de
aprendizagem
|
Menos avaliação dissociada do processo de
aprendizagem
|
Mais diversidade
|
Menos estereótipos
|
Mais "O céu é o limite!"
|
Menos necessidade de padrões.
|
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